Bem-Vindos ao primeiro "Salto ao Passado"!
O "Salto ao Passado" vai consistir num artigo semanal, onde vamos recordar alguns programas que marcaram a nossa SIC!
No artigo de hoje vamos falar de uma série que não deixou ninguém indiferente!
Como não recordar as míticas frases:
- Celeste - "Vá-se embora Sr. Costa demita-se!!!"
- João Costa - "A mim ninguém me dá baile!"
- Emílio - "E sujam-me o prédio todo!"
A série portuguesa "Aqui Não Há Quem Viva", foi uma adaptação da série espanhola "Aquí No Hay Quien Viva" e contou com 2 Temporadas e 52 episódios, e esteve no ar entre 2006 e 2008. Para muitos foi a melhor série de comédia realizada em Portugal!
Apesar da série ser uma adaptação, tem um grande toque português, o que a tornou um enorme sucesso.
A série contava com um elenco de luxo, e vamos agora falar um pouco das principais personagens!
Família Costa - Residentes no 2ºDto, João Costa (Nicolau Breyner), o administrador do condomínio, está há doze anos na "chefia", de todos os inquilinos, e a única coisa que faz, em comum com a sua mulher Dulce (Maria João Abreu), é convocar reuniões para tudo e mais alguma coisa! Consegue colocar mão em tudo, menos nos seus filhos: Nuno Miguel (Ruben Leonardo) e Paula (Marta Andrino). Paula é uma adolescente que está sempre agarrada ao seu telemóvel, e Nuno é o típico irmão mais novo.
Emílio - Residente no Rés-do-Chão, Emílio (Pedro Diogo) é o porteiro do prédio. Desajeitado, malsucedido e um pouco palerma, é a personagem que mais tem de aguentar as loucuras dos proprietários; chega a envolver-se com Luísa, e mais tarde passa a alojar na sua miserável portaria o seu pai Alberto (Carlos Areia), um velhinho bastante esperto e manipulador; Os melhores amigos de Emílio são Pedro (Manuel Sá Pessoa), rapaz que trabalha no clube de vídeos do prédio, o Nuno filho dos administradores e mais tarde, o confuso Rui.
Rui e Cristina - Residentes no 3ºDto, são o casal de inquilinos que chega ao prédio no primeiro episódio. Cristina (Carla Salgueiro) é inteligente, bem-sucedida, ambiciosa e lutadora, além disso tem muita vontade de casar, e administrar uma casa e o condomínio. Isto ao contrário de Rui (Martinho Silva), um arquiteto frustrado, que não tem grande vontade de trabalhar e, muito menos, de casar ou de constituir família, apesar de amar muito Cristina. Uma das maiores dores de cabeça deste casal é Carlos (Marco Costa), um jovem rico mas no fundo infeliz, pois nunca consegue que mulher alguma passe com ele mais que uma noite, e que por isso anda sempre atrás da sua ex-namorada, Cristina.
Sofia e Luísa - Residentes no 3º Esq, são duas amigas que dividem o apartamento que arrendaram à carrancuda Celeste. Enquanto que Sofia (Soraia Chaves) é a mulher mais bonita e desejada do prédio, Luísa (Marta Fernandes) é amargurada e solitária e carrega o fardo pesado de ser a melhor amiga da "brasa" do condomínio. Apesar de ser de facto muito bonita e de conseguir levar para a cama todos os homens que quer, Sofia é, na verdade, uma invejosa e eterna sonhadora, deseja muito ser atriz, porém a sua carreira parece nunca evoluir para além dos anúncios de salsichas. Já Luísa vai saltando de emprego para emprego, é uma desiludida com a vida e igualmente com os homens. Envolve-se com Emílio, com quem mantém uma divertida relação amor-ódio.
Fernando e Gustavo - Residentes no 1ºEsq, são o casal que faz as delícias das cuscas do prédio. Embora Fernando (Diogo Morgado) seja mais controlado, Gustavo (Luís Gaspar) amua quando as coisas não lhe correm bem, faz fitas e é extremamente ciumento. Gustavo tem um coelhinho que é a sua mascote. Já Fernando é advogado, bonito, desejado e, muitas vezes, vê-se confuso quanto à sua orientação sexual. O casal destaca-se dos demais por ser um casal gay.
Conceição e Palmira - Residentes no 1ºDto, são duas irmãs mas bastante diferentes, Conceição (Rosa Lobato de Faria) vive obcecada com o amor, e toda a sua magia. Não teve grande sorte com os homens, vive num mundo à parte, onde tudo é rosa, como uma adolescente de quinze anos. Já Palmira (Linda Silva), fuma e bebe mais bagaços do que podia. É a parte mais real de Conceição, e está sempre a chamá-la à razão. Porém, Conceição não é tão parva quanto parece, está constantemente a recordar a Palmira do seu marido adúltero, Almeida, como forma de provocação. Juntamente com a mal-humorada Celeste, as manas formam a chamada "Rádio Prédio", pois as três passam as suas vidas de reformadas à escuta nas varandas, a ouvir atrás das portas e a espalhar mexericos sobre as vidas dos restantes vizinhos pelo condomínio.
Celeste e Armando - Mãe e filho residentes no 2º Esq, Armando (Pêpê Rapazote) é um bancário engatatão que vive com a mãe. Solteirão assumido, com algumas aventuras, não dispensa o carinho e conforto da "mamã" para viver feliz. Celeste (Natalina José) é mal-humorada, carrancuda, embirra com as suas inquilinas (Sofia e Luísa), adora cuscar as vidas dos vizinhos juntamente com as manas Palmira e Conceição e não gosta nada do administrador, a sua mítica frase e que ninguém esquece é "Vá-se embora senhor Costa, demita-se!".
Família Guerra - André (Joaquim Nicolau), um criminoso, Isabel (Helena Isabel), uma mulher obcecada pelo yoga a quem as senhoras da "Rádio Prédio" intitulam "Tizanas", o engatatão Alex (João Baptista) e o seu irmão menos atraente, Paulo (Hélder Agapito).
A família Guerra muda-se para o prédio apenas na 2ª temporada e vai criar mais conflitos nomeadamente com os Costa;
Esperemos que tenham gostado do 1º "Salto ao Passado"!
Para a semana voltaremos a recordar mais um programa antigo da nossa SIC!
0 Comentários