O Adeus à eterna Sãozinha

 


A Sãozinha, personagem brilhantemente interpretada pela grande Maria João Abreu está prestes a abandonar a Aldeia da Fraga Pequena.

Como infelizmente todos sabem, a nossa querida Maria João Abreu deixou-nos no dia 13 de Maio deste ano, vitima de dois aneurismas cerebrais, enquanto gravava a novela "A Serra".

A sua personagem, a Sãozinha vai despedir-se dos ecrãs de todos os portugueses, no dia 17 de Dezembro (Sexta-Feira).

Vamos agora contar-lhe como vai ser a despedida desta personagem tão querida de todos.

A personagem apanha um grande susto, enquanto está a ferver água no fogão, Sãozinha desmaia devido a uma fuga de gás. Sãozinha é salva por Salvador (Tiago Teotónio), que pede ajuda a médica da Aldeia a Dra. Ivone (Oceana Basílio), que lhe faz todos os testes para saber se a padeira se encontra bem de saúde depois do desmaio, e aconselha-a a descansar. 

No dia seguinte, a sua filha Guida (Laura Dutra) está a preparar-se para sair, quando aparece a sua irmã Jacinta (Ana Marta Ferreira) a perguntar por Sãozinha, avisando que a mesma não se encontra no quarto. As duas vão à procura da mãe pela Aldeia da Fraga Pequena, e quando estão no café do Salvador, aparece Hortense (Márcia Breia), que diz que encontrou duas cartas de Sãozinha no altar de Nossa Senhora da Boa Estrela, uma dirigida aos três filhos, e outra para o Salvador.   

Jacinta, sem perceber o que se passa, pede ao namorado para ler a carta que diz, "Meus queridos filhos do meu coração, ontem Deus mandou-me um recado que não posso ignorar. A noite foi reveladora e percebi que tenho de expiar estes pecados todos que trago comigo, todas as vezes que eu disse ou pensei mal de alguém. Sonhei que o meu lugar é ao serviço do Nosso Senhor, de maneira que vou..."

Neste momento Fausto (João Maneira), tira a carta das mãos do amigo e continua a ler: "...Penitenciar-me com um voto de silêncio e reclusão para o convento da Ordem das Cândidas, longe da Fraga Pequena, longe de tudo. Não vão conseguir impedir-me de seguir a minha fé, por isso, nem vale a pena tentar..."  

Hortense acaba de ler a carta: "Está na altura de se orientarem sozinhos e seguirem o vosso caminho. Convenhamos, já todos têm idade para ter juízo."

Há também um recado para Salvador, o namorado da filha: "Aceita o meu mais sincero pedido de desculpas pelo mal que te fiz. És um anjo. Obrigada por me teres mostrado um caminho novo. E, por favor, cuida da minha Jacinta, sei que ela não é fácil, mas tens fibra para a aturar."

Tozé (António Camelier), também fica a saber da decisão da mãe e enquanto todos tentam perceber o que acabou de acontecer a tia Hortense diz: "A vossa mãe está bem, está entregue a Deus"

E assim Sãozinha e a nossa querida e para sempre amada Maria João Abreu despedem-se da novela "A Serra" e do pequeno ecrã.


ATÉ SEMPRE MARIA JOÃO ABREU

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Que Deus a tenha num bom lugar. Mas, infelizmente, ja me fazia uma certa confusao, estar tanto tempo a aparecer no ecran, depois da sua morte!!. Ate sempre, Maria Joao Abreu!!PAZ A SUA ALMA.

    ResponderEliminar