Últimas
A carregar...
"Senhora do Mar": Nova novela da SIC já está a ser preparada [artigo em atualização]

"Senhora do Mar": Nova novela da SIC já está a ser preparada [artigo em atualização]

Com o fim de "Flor sem Tempo" agendado para o início do próximo ano e com o fracasso de "Papel Principal", a SIC já está a preparar a sua nova novela das noites, que deve chegar à antena entre janeiro e fevereiro.

Tendo como pano de fundo a ilha Terceira nos Açores, a nova telenovela vai seguir um estilo clássico, com um tom dramático e com poucos núcleos cómicos.

Da autoria de Raquel Palermo e João Lacerda Matos, que já escreveram filmes, séries e novelas para todos os canais generalistas portugueses, a telenovela tinha como título provisório "Mar Aberto" mas acabou por ser alterado para "Senhora do Mar" e as gravações arrancam na última semana de novembro.

> Os autores: 

Para a SIC/Opto, Raquel Palermo fez parte da equipa de escrita das novelas "Floribella" e "Rebelde Way", das séries "A Lista" e "O Clube" e escreveu "Lúcia - A Guardiã do Segredo", juntamente com Vera Sacramento e Manuel Arouca.

Na TVI, foi uma das responsáveis pela escrita das novelas "Nunca Digas Adeus", "O Último Beijo" e "Mundo ao Contrário", coordenou o início da novela "Mulheres", escreveu alguns episódios das séries "Olá Pai', "Os Serranos", "Clube das Chaves", "Campeões e Detetives", "Portal do Tempo" e a mais recente temporada de "Inspector Max", é co-autora da série e filme "Jacinta" e ainda escreveu alguns episódios de "Morangos com Açúcar".

Para a RTP/RTP Play, escreveu a série "Câmara Café", foi argumentista das séries "Vento Norte" e "A Espia", fez parte da equipa de escrita da novela "Água de Mar" e da série "Filha da Lei" e é co-autora dos telefilmes "Vidas a Crédito" e "E Depois, Matei-o".

É ainda autora e co-autora de diversos contos e livros direcionados para crianças.

João Lacerda Matos, além de ser marido de Raquel Palermo, para a TVI, fez parte da equipa de argumentistas das novelas "Nunca Digas Adeus", "O Último Beijo", "Anjo Selvagem", "Queridas Feras", "Saber Amar", "Morangos com Açúcar", "O Beijo do Escorpião", escreveu e coordenou a novela "Mundo Meu", escreveu um episódio da série "Clube de Chaves", alguns de "Campeões e Detetives" e ainda "Portal do Tempo" e "Inspector Max", supervisionou a escrita da novela "Louco Amor", foi o autor principal da novela "Mundo ao Contrário" e escreveu alguns episódios das novelas "A Impostora", "Massa Fresca" e "Na Corda Bamba".

Para a SIC/Opto, escreveu as novelas "Floribella", "Jura", "Chiquititas", "Rebelde Way" e as séries "A Lista" e "O Clube".

Para a RTP/RTP Play, escreveu as séries "Santos da Casa, "Câmara Café", "Pai à Força", "Vento Norte", "Filha da Lei" e "Três Mulheres", é co-autor dos filmes "Vidas a Crédito" e "E Depois, Matei-o" e escreveu o telefilme e a minissérie "Salgueiro Maia: O Implicado".

> O elenco:

A nova telenovela vai ser protagonizada por Sofia Ribeiro, que se estreia assim nas novelas da SIC e Afonso Pimentel, que darão vida a um par amoroso e ainda Júlia Palha. Pedro Hossi vai interpretar o papel de vilão.

Rita Loureiro, Graciano Dias, Duarte Gomes, Cláudia Vieira, João Reis, Mariana Pacheco, Marcantonio Del Carlo, Vítor Silva Costa, Rodrigo Trindade, Vera Kolodzig, Ana Marta Ferreira, João Jesus, Marina Mota, Zeca Medeiros, Nelson Cabral, Ana Varela, Rita Blanco, Virgílio Castelo, Manuela Couto, Tomás Alves, Joaquim Horta, Albano Jerónimo, Francisca Salgado, Inês Sá Frias, Luís Lourenço, Hélder Agapito, Gustavo Alves, Dinis Carvalho, Ana Lopes, Ivo Arroja, Marta Faial, Inês Pires Tavares, Anabela Moreira, Maria João Pinho, Sílvia Filipe, Hélder Afonso, Beatriz Godinho, Romeu Costa, João Craveiro e Inês Curado são alguns dos nomes que integram também o elenco.

Já Mariana Monteiro, José Raposo, Maria João Luís, António Pedro Cerdeira, Jessica Athayde, Lourenço Ortigão, Custódia Gallego e Luciana Abreu vão ficar de fora do elenco, ao contrário do que estava inicialmente previsto.

A seguir, conhece a sinopse da nova telenovela da SIC.

> A história:

Sofia Ribeiro dará vida a Joana, uma mulher que chega a nado a uma praia na Ilha Terceira, a lutar pela vida. Acabou de fazer 36 anos, uns dias antes, e de descobrir que está grávida. A notícia seria de grande felicidade para uma mulher que queria muito ser mãe, mas há um problema: Alexandre (Pedro Hossi), o marido, que também se envolveu com a melhor amiga de Joana e seu braço-direito e confidente, que na realidade não tem qualquer tipo de escrúpulos, Paula (Vera Kolodzig). A melhor amiga é na verdade apaixonada por Alexandre.

Ele ainda não sabe da gravidez e Joana teme que não a aceite. Alexandre está desempregado, é controlador e, por vezes, violento e quando fica a saber da gravidez, reage mal, ameaça Joana e aponta-lhe uma arma. E Joana foge, a meio da noite, no meio da cidade. Em desespero entra num veleiro que está na Doca de Belém. Fica escondida e acaba por adormecer, acordando já em mar aberto. O veleiro em que entrou ruma aos Açores e os donos não são de confiança. Joana percebe que estão metidos em algum negócio ilícito e que pode ter fugido de uma ameaça para cair noutra. 

Na Ilha Terceira, o ambiente é de consternação. Desapareceu uma criança. Os populares reúnem-se para a procurar. Teme-se que tenha caído ao mar. Quando tudo parece ter acabado em desgraça, Joana surge com a criança ao colo, em plena vila, ao som dos sinos da Igreja. O menino estava na praia e acordou Joana, que estava sem sentidos. Para a população, em especial para a mãe da criança, deu-se um milagre.

Joana está fragilizada e quando conhecer Manuel (Afonso Pimentel) e ele lhe oferecer apoio e a discrição de não contar a ninguém sobre o seu passado, ela não vai resistir. Ele é herdeiro de uma grande fortuna, mas afastou-se dos negócios para não entrar em conflito com Artur (João Reis), o irmão. Mas as coisas vão complicar-se pois se for útil para Artur ameaçar Joana, revelando a sua localização a Alex, para pressionar Manuel e obrigá-lo a concordar com os seus negócios, ele não vai hesitar. Joana chegou a um porto de abrigo e acredita que pode ter o bebé em segurança e ter uma segunda oportunidade de ser feliz. Mas não está livre de perigo. 

Artur é casado com Francisca, que é irmã de Ricardo (Duarte Gomes), um recém-chegado às ilhas e que está a montar uma rede de contrabando e tráficos diversos à custa de se saber mover entre os locais e de os saber manipular. Artur (João Reis) ignora que Ricardo está ligado ao mundo do crime.

Para Francisca, o risco é permanente. E por isso tem de firmar raízes no seio da família Bettencourt. Mas os dois enteados, frutos da relação de Artur com Madalena (Rita Loureiro) não estão disponíveis para a acolher. E Artur já lhe disse que não quer ter mais filhos.

A telenovela conta ainda a história dos irmãos Michael e Robert (Vítor Silva Costa e Rodrigo Trindade). Nasceram nos Açores, mas emigraram na infância para os EUA. A relação dos pais terminou e os irmãos seguiram rumos diferentes: Michael ficou com o pai e tornou-se piloto de aviação comercial. Já o irmão foi morar com a mãe, perdeu-se no pequeno crime e, à terceira infração, foi deportado para os Açores. Não se dão. Agora, Michael foi apanhado pela companhia a tomar antidepressivos e está prestes a ser suspenso. Já Robert não se conforma com a sua condição de deportado e vai fazer trabalhos ilícitos.

As personagens da novela têm ainda vários segredos e é o padre Pinheiro (Albano Jerónimo) que os guarda.

Ainda na novela:

- Hélder Agapito, que está de regresso à SIC, vai interpretar o papel de Jesus, um nómada digital na ilha. Formado em Engenharia Informática, quer vender as suas ideias na Terceira. Acredita que pode convencer as pessoas a investir dinheiro no seu talento, o que irá provocar grande celeuma na comunidade, uma vez que tudo não passa de uma aldrabice. "Na verdade, ele não tem nada para vender. Tem muita lábia, muita facilidade em conquistar as pessoas, principalmente as mulheres, mas é um burlão."

- João Jesus e Júlia Palha vão representar um amor proibido na história. Maria (Júlia Palha) conhece Pedro Bettencourt (João Jesus) quando salta o muro do hotel da família dele para ir mergulhar na piscina dos hóspedes. Algum tempo depois reencontram-se na ilha. São de mundos diferentes, têm feitios diferentes, chocam em quase tudo… mas gostam muito um do outro. Mas Pedro é filho de Artur, o homem que obrigou os pais de Maria a entrar numa avioneta e a enfrentar uma tempestade para o servirem num evento. Morreram na queda do avião. O avô de Maria, Abel (Zeca Medeiros), criou-a. Tem um ódio de morte aos Bettencourt e nunca aceitará a relação de Pedro e Maria. Nem Artur quererá ver o filho envolvido com a neta de Abel. A dificuldade já seria suficiente, mas tanto Maria como Pedro têm à sua volta pessoas que estão apaixonadas por eles e que estão dispostos a garantir que o casal nunca ficará junto, a qualquer custo.

- Manuela Couto é Luísa, matriarca da família Cordeiro, uma mulher que parece ser bondosa e devota mas tem um passado negro. Quando soube que o marido tinha uma filha fora do casamento fruto do romance com Márcia (Anabela Moreira) e planeava assumi-lo, matou-o sem dó nem piedade. Mas nunca ninguém soube ou imaginou o que aconteceu. A herdeira vai querer a sua parte da herança. Vive com os dois filhos Jaime (Tomás Alves) e Susana (Ana Marta Ferreira).

- Jaime (Tomás Alves), o filho mais velho de Luísa é o cérebro empresarial e Susana (Ana Marta Ferreira), a mais nova é a princesa. Herdaram um negócio que tem raízes em várias ilhas - do chá e dos ananases em São Miguel, à pecuária e às flores no grupo central. Os Cordeiro não são tão ricos como os Bettencourt mas têm estatuto. Susana Cordeiro é a grande rival de Maria (Júlia Palha).

- Flávia (Mariana Pacheco) é a beata de serviço e uma das principais crentes no milagre da nossa Senhora do Mar. Trabalha nas estufas Cordeiro e terá uma ligação forte com Joana. Também Genova (Rita Blanco) é uma presença assídua na igreja.

- Inês Pires Tavares é Rita Bettencourt, filha de Artur e irmã de Pedro.

- Beatriz Godinho é Beatriz, filha de Alberto (Marcantonio Del Carlo) e é uma mulher determinada. Saiu dos Açores para estudar e abriu uma empresa sua, em Lisboa. O pai quer casá-la com Pedro (João Jesus), herdeiro de uma grande fortuna.

- Graciano Dias é Óscar, o sedutor concierge do Hotel Baía e confidente de Artur (João Reis).

- Anabela Moreira é Márcia, empregada do hotel e viciada em jogo e amante de Óscar. Tem duas filhas menores mas não tem tempo para elas. Moram num bairro de pescadores e estão no limiar de risco.

- Luís Lourenço é Rúben, o dono de um barco que faz contrabando para Ricardo (Duarte Gomes).

- Inês Curado é Vanessa, parceira de Rúben no crime.

- Marta Faial é Liliana, uma geóloga que vai para os Açores com uma bolsa estudar a atividade sísmica.

- Alberto (Marcantonio Del Carlo) é um advogado sem escrúpulos, divorciado há 15 anos. A sua ex-mulher deixou-o com os filhos a seu cargo e foi para o Brasil, por ser uma juíza inconformada com a lei portuguesa.

É um homem que conhece bem como se movimentam as influências nas ilhas e quem é que exerce o verdadeiro poder. Manipula bem as autoridades locais e tem muitos amigos. A sua relação com os filhos é distante, só lhe interessa os resultados escolares.

Namora com Teresa (Ana Varela) e não quer que ela descubra que ele tem este lado mais fora da lei.

---------------------

Artigo atualizado a 05/11, 13/11, 16/11, 29/11, 05/12, 06/12, 08/12, 09/12, 11/12, 14/12 e 15/12.

0 Comentários: